domingo, 7 de novembro de 2010

Reforma do motor RAX Diesel

Olá

O post de hoje será sobre a reforma do Motor RAX Diesel do LMT.

Este motor foi fabricado  pela Motoren und Maschinenfabrik Felix Renauer (Gloggnitz, Áustria) não sabemos a data exata mas via pesquisa na internet ele deve ter sido fabricado na década de 30 ou 40.

Trata - se de um motor diesel de injeção indireta monocilíndrico refrigerado a água.

O motor esta montado em uma bancada de testes sendo acoplado através de uma correia plana a um alternador monofásico (LEMIS) e através de uma junta universal, a um transdutor de curso de embôlo (DISA). Ainda possui um sensor de pressão piezoelétrico (Kistler) que mede a pressão da câmara de combustão e um sensor de pressão capacitivo (Hartmann & Braun) conectado a linha de alta pressão da saída da bomba injetora.

Este equipamento foi utilizado em diversos estudos com biocombustiveis, os quais cito os estudos iniciais com biodiesel no inicio da decada de 80, estudo de misturas Álcool - Diesel, decada de 90 e estudos com B-20 (Biodiesel + Diesel) no inicio dos anos 2000.

Depois de todo este tempo rodando, estava na hora de dar uma reformada no motor, pois o mesmo estava coberto com anos e anos de pó e Diesel, formando uma craca muito dificil de limpar.

Observamos que estava ocorrendo um vazamento de pressão pela valvulas do motor, portanto resolvemos retirar o cabeçote do motor para fazer uma retífica no mesmo. Quando retiramos o mesmo observamos que a Pré - Câmara esta furada devido ao uso, então tivemos que fazer uma nova também.

Abaxio postei algumas fotos da bancada de testes e alguns detalhes da limpeza que estamos realizado no motor.

Bancada de Testes do Motor RAX Diesel.


Motor RAX Diesel

Bomba Injetora - Antes da Limpeza

Bomba Injetora - Após a Limpeza

Reservatórios e Buretas para medição de consumo de combustível

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