Bom dia
Meu nome é Carlos Augusto Henning Laurindo e criei este blog para homenagear um lugar muito especial para mim, o Laboratório de Maquinas Térmicas da UFPR. Frequento o LMT desde que tinha um ano de idade com o meu pai o Prof. José Carlos Laurindo.
Tive a honra o privilégio de ver todos os motores do laboratorio em funcionamento e agora chegou a hora de retribuir ao LMT com este blog.
Sobre a primaiera postagem, coloquei a foto do motor radial Pratt & Whitney R- 1830 Twin Wasp que temos no laboratório. Este motor veio para o LMT em 1986 através de uma troca realizada entre o LMT e o MUSAL (Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro) a qual o LMT cedeu uma aeronave HL-6 Cauré (farei um post sobre ela) e recebeu este motor acima e um motor Ranger L - 440 em funcionamento.
Sobre o motor do post
Trata-se de um motor radial de 14 cilindros fabricado pela Chevrolet sobre licença da Pratt & Whitney nos E.U.A.
Este motor foi muito utilizado na decada de 30 e 40, sendo produzido um total de 173,618 unidades.
Caracterisiticas
- Tipo: 14 Cilindros Radiais em 2 carreiras com superalimentador.
- Diametro: 5.5 pol (139.7 mm)
- Curso: 5.5 pol (139.7 mm)
- Vol. de Cilindrada: 1,829.4 pol³ (30 l)
- Comprimento: 59.06 pol (1,500 mm)
- Diametro: 48.03 pol (1,220 mm)
- Peso básico: 1,250 lbs (567 kg)
Componentes
- Valvulas: Duas valvulas sobre a cabeça (OHV) por cilindro
- Superalimentador: Compressor Centrifugo General Eletric com redução de 7.15:1
- Sistema de Alimentação:Carburador Stromberg de corpo duplo.
- Combustivel:Gasolina de Aviação 95-100 Octanas
- Sistema de Resfriamento:Refrigeração a ar
- Sistema de Redução: Redução Planetária com relação de 3:2
Desempenho
- Potencia:
- 1,200 hp (895 kW) a 2,700 rpm. (Potência de decolagem)
- 700 hp (522 kW) a 2,325 rpm. Potência de cruzeiro a 13,120 ft (4,000 m)
- Potencia Específica: 0.66 hp/pol³ (29.83 kW/l)
- Taxa de Compressão: 6.7:1
- Consumo Específico: 0.49 lb/(hp•h) (295 g/(kW•h))
- Relação Peso - Potência: 0.96 hp/lb (1.58 kW/kg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário