quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bolinder´s Crude Oil Engine

Olá

O post de hoje será sobre o motor Bolinder´s do LMT

Este motor, segundo informações do Prof. Dr. Gregório Bussyguin, pertencia a antiga escola de engenharia, localizada no prédio antigo da UFPR. Ele veio para o centro politécnico junto com o motor RAX.

Quando começamos a reativar o LMT, eu e o meu pai (prof. Laurindo) resolvemos dar uma olhada com carinho o Bolinder e descobrimos que se trata de um motor diferente e muito interessante. Até então achavamos que o motor estava incompleto e que por isso nunca havia funcionado no LMT, mas verificamos que ele está completo, apenas coberto por anos e anos de pó.

Já que estavamos reformando o RAX, resolvemos que iriamos reformar e colocar para funcionar o Bolinder. Começamos, primeiramente, arrumando os acessórios do motor (Filtro de Combustível, Bomba de Óleo, Bomba d´agua, Bomba injetora e governador), para depois realizar uma pintura geral no motor e depois fazer um suporte de fixação.

Até agora já revisamos a bomba d´agua, o filtro de combustível e a bomba de óleo. O interessante deste motor é que a maioria das peças são feitas de bronze, visto que ná época que o motor era fabricado (decada de 20) alumínio era raro. 

Abaixo vão algumas especificações e fotos do motor

Fabricante: Bolinder - Munktell 
Procedência: Esklistuna - Suécia
Ano de fabricação: 1920 - 1930
Modelo: W - 3  S - 10
Número de Série: 41696
Potência nominal: 10 HP
Rotação máxima: 1000 RPM
Peso: 300 kg
Tipo:vertical de ciclo Diesel, dois tempos de cabeça quente (hot bulb)
Número de cilindros: 01
Número de mancais: 02
Combustível: Óleo (mineral, vegetal)
Sistema de Alimentação: por bomba injetora com governador centrifugo com injeção indireta .
Sistema de Refrigeração: a água com bomba de pistão.
Sistema de Lubrificação: Bomba de lubrificação externa.
Aplicações: motor estacionário na versão S. As versões M são para uso marítimo.


 Motor Bolinder´s W3  S-10

Motor Bolinder´s W3 S-10

 Bolinder´s - Placa de Identificação

Um comentário:

  1. Motores desse tipo são hoje conhecidos no exterior como "Semi-Diesel", visto que não operam como um Diesel legítimo, tanto devido à ignição por contato com a porção aquecida do cabeçote quanto pelo fato de um motor Diesel 2-tempos depender de um supercharger para ter pressão de admissão suficiente. Um irmão da minha bisavó tinha um motor desse tipo, provavelmente retirado de um barco, que ele deixava num pedestal no quintal da casa e fazia funcionar de vez em quando só para apreciar o som e a fumaça.

    ResponderExcluir