quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Postagem Número 1

Bom dia
Meu nome é Carlos Augusto Henning Laurindo e criei este blog para homenagear um lugar muito especial para mim, o Laboratório de Maquinas Térmicas da UFPR. Frequento o LMT desde que tinha um ano de idade com o meu pai o Prof. José Carlos Laurindo. 
Tive a honra o privilégio de ver todos os motores do laboratorio em funcionamento e agora chegou a hora de retribuir ao LMT com este blog.

Sobre a primaiera postagem, coloquei a foto do motor radial Pratt & Whitney  R- 1830 Twin Wasp que temos no laboratório. Este motor veio para o LMT em 1986 através de uma troca realizada entre o LMT e o MUSAL (Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro) a qual o LMT cedeu uma aeronave HL-6 Cauré (farei um post sobre ela) e recebeu este motor acima e um motor Ranger L - 440 em funcionamento.

Sobre o motor do post

Trata-se de um motor radial de 14 cilindros fabricado pela Chevrolet sobre licença da Pratt & Whitney nos E.U.A.
Este motor foi muito utilizado na decada de 30 e 40, sendo produzido um total de 173,618 unidades.

Caracterisiticas

  • Tipo: 14 Cilindros Radiais em 2 carreiras com superalimentador.
  • Diametro: 5.5 pol (139.7 mm)
  • Curso: 5.5 pol (139.7 mm)
  • Vol. de Cilindrada: 1,829.4 pol³ (30 l)
  • Comprimento: 59.06 pol (1,500 mm)
  • Diametro: 48.03 pol (1,220 mm)
  • Peso básico: 1,250 lbs (567 kg)

Componentes

  • Valvulas: Duas valvulas sobre a cabeça (OHV) por cilindro
  • Superalimentador: Compressor Centrifugo General Eletric com redução de 7.15:1
  • Sistema de Alimentação:Carburador Stromberg de corpo duplo.
  • Combustivel:Gasolina de Aviação 95-100 Octanas
  • Sistema de Resfriamento:Refrigeração a ar
  • Sistema de Redução: Redução Planetária com relação de 3:2

Desempenho

  • Potencia:
    • 1,200 hp (895 kW) a 2,700 rpm. (Potência de decolagem)
    • 700 hp (522 kW) a 2,325 rpm. Potência de cruzeiro a 13,120 ft (4,000 m)
  • Potencia Específica: 0.66 hp/pol³ (29.83 kW/l)
  • Taxa de Compressão: 6.7:1
  • Consumo Específico: 0.49 lb/(hp•h) (295 g/(kW•h))
  • Relação Peso - Potência: 0.96 hp/lb (1.58 kW/kg)

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